Como fazer o filhote parar de morder?

Como fazer o filhote parar de morder?

Um hábito comum e inconveniente de todo filhote é morder. Seja morder a própria família, os objetos da casa ou até mesmo destruir alguns fios, sapatos e o que estiver em sua frente.

Mas é possível controlar o filhote e fazer com que ele pare de morder, afinal, vários itens são perdidos por causa desse hábito quando ele não está sob controle.

Para evitar a chateação de ter seus itens de casa destruídos pelo filhote recém chegado, nós separamos algumas informações úteis. Que irão te ajudar a fazer o filhote parar de morder tudo que vê.

Passo a passo para o filhote parar de morder

O hábito de morder é algo natural dessa fase, no entanto, é preciso que você e todos os membros da família adotem algumas práticas para conter esse hábito.

O processo é mais simples que parece, sendo extremamente eficaz quando todos em casa se comprometem a fazê-lo, confira as dicas.

1.  Diga “não”

Quando o filhote te morder ou simplesmente morder algo inapropriado, diga a palavra “não” com muita firmeza.

De maneira que isso chame a atenção do filhote que deverá parar de morder ao notar que está sendo repreendido. Após a pausa, é importante dar algo que possa ser mordido, como um osso ou brinquedo.

Elogie seu filhote quando ele parar de morder o que era inapropriado. A repreensão seguida de um elogio auxilia seu filhote a entender que o comportamento não é aprovado.

2.  Evite tirar suas mãos

Se o filhote tem o hábito de te morder, é importante evitar tirar as mãos na tentativa de parar. Isso é um pouco difícil por ser instintivo que você retire seus braços ou mãos da boca de seu filhote para que ele pare de te machucar.

No entanto, quando você faz isso o filhote entende que você está brincando com ele. O ideal é que diga um “não” firme, quando o filhote parar de te morder, dê algo que ele possa mastigar seguido de um elogio.

3.  Pare com a diversão

Estava brincando com seu filhote e ele começou a morder? Então é hora de dizer “não” e parar a brincadeira imediatamente.

O filhote precisa entender que morder não é divertido e não será aceito. Portanto, não deixe que ele te morta enquanto brincam.

4.  Mostre que dói

Quando estiver brincando e seu cachorro te morder, mostre que dói falando um “ai”. Em alguns casos, isso é suficiente para que seu filhote pare com as mordidas.

Se for o suficiente, elogie seu filhote e volte a brincar, sem permitir que ele te morda durante a brincadeira.

5.  Afaste-se do filhote

Nada parece funcionar e seu filhote continua te mordendo? Então o ideal é mostrar de forma mais expressiva que o comportamento é inadequado.

Quando o filhote começar a te morder incisivamente, é hora de se separar dele. Mostrando que o comportamento está inadequado e por isso, seu filhote ficará alguns minutos em outro cômodo.

6.  Gaste a energia

Todo filhote de cão morde! No entanto, você pode gastar essa energia de filhote levando seu cachorro para passear nas redondezas. Ou quem sabe, comprar alguns brinquedos que são próprios para morder?

Esse tipo de recurso é importante para que seu filhote entenda o que pode ou não. Quando o animal sai para passear, é natural que ele gaste energia e fique mais quieto em casa pelas próximas horas.

Evitando que o seu filhote queira interagir com a família mordendo tudo. Portanto, é indispensável que todos os dias você disponha da hora de passeio e também brinque usando acessórios para que o pet se distraia e se divirta, sem precisar ficar mordendo os itens ou a família.

Aplique essas dicas para controlar o hábito de seu filhote de morder. Aos poucos, essa etapa passa. 

 

Deixe um comentário

Curso de Banho e Tosa
com Samuel Castro
Enable Notifications.    Ok No thanks